Ações de mediação da informação no arquivo e na biblioteca universitária:

a busca pela participação ativa dos usuários

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Naara Miranda dos Anjos Universidade Federal da Bahia
  • Ingrid Paixão de Jesus Universidade Federal da Bahia

Resumo

O arquivista e o bibliotecário, enquanto mediadores da informação, agem, constroem e interferem no apoio aos usuários e em sua formação na busca, acesso, uso e apropriação da informação. A partir dessa reflexão, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como as ações de mediação e de gestão da informação e do conhecimento desenvolvidas nos ambientes físicos da Biblioteca Bernadete Sinay Neves e do Memorial Arlindo Coelho Fragoso da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia podem atrair e fortalecer os laços com os usuários, de modo que essas ações possam ser também implantadas e/ou refletidas nos dispositivos de comunicação, a fim de gerar maior aproximação com o usuário. Este estudo de caso aplicou questionários onlinejunto aos gestores, estudantes e pesquisadores que atuam e/ou frequentam os ambientes supracitados. Ratifica-se a relevância da ampliação dos serviços e produtos desenvolvidos pela Biblioteca e no Memorial, bem como a necessidade de aprimoramento das ações de mediação da informação já desenvolvidas a fim de mensurar a satisfação e corresponder às expectativas dos usuários. 

Palavras chave: Mediação da Informação. Arquivo universitário Biblioteca universitária. Web social.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/902

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Naara Miranda dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia. Bolsista em Iniciação Científica

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da BahiaMestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos