Tratamento arquivístico da DARQ-UFSC-digitalização

Autores

  • José da Rosa Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC-
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Douglas Aguiar das Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • William AdãoFerreira Paiva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O trabalho com esse arquivo ao longo do estágio curricular foi uma oportunidade do Projeto de Extensão uma parceria com o Departamento de Ciência da Informação/ Curso de Arquivologia e Divisão Arquivo da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas DARQ/PRODEGESP. O tratamento arquivístico é uma das atividades realizada pelo profissional Arquivista em unidade de informação da administração pública/privada. Destarte, as aplicações destes serviços foram desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina, DARQ/PRODEGESP. A documentação refere-se aos professores e servidores que recebem o tratamento de conservação e preservação para digitalização. Estes documentos depois de digitalizados são indexados dentro dos padrões arquivísticos. Na DARQ a Gestão Eletrônica de Documentos – (GED) assegura a originalidade do documento no processo de digitalização, na tramitação e consulta dos documentos para a pesquisa/acesso. O objetivo geral diagnosticar o processo de tratamento arquivístico e a digitalização na DARQ, os objetivos específicos: a) Analisar os GED na qualidade de imagem e indexação; b) Mapear as etapas do processo de digitalização da DARQ; c) Criar hierarquização dos termos indexados, processo ↔auto↔ recurso ↔ norma↔ pleito↔. Metodologia qualitativa, descritiva e exploratória e documental.  Conclusão: pelo tratamento empregado nos seus documentos, com o auxílio dos GED possibilita utilizar ferramentas fundamentais para facilitar a recuperação da informação na instituição, corroborando fundamentalmente para a memória institucional na UFSC.

Palavras chave: Arquivo –Digitalização. Processo. Preservação-Memória institucional -UFSC.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/848

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José da Rosa, Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC-

Arquivista e Bibliotecário da Prefeitura Municipal de FlorianópolisS. Secretaria Municipal da Fazenda. Diretoria de Relacionamento. Gerencia de  Documentação Tramitação e Arquivo.

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e na Pós-Graduação do PGCIN. Florianópolis/Santa Catarina/Brasil

Douglas Aguiar das Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecário formado pela UFSC-Chefe da Divisão de Arquivo-DAP/PRODEGESP da UFSC

William AdãoFerreira Paiva, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquivista na Divisão de Arquivodo DAP/PRODEGESP da UFSC. Mestre emem História pelo Programa de Pós-Graduação em História em Mestrado Profissionalpela Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Especialista em Gestão de Projetos, pela Universidade Norte do Paraná –UNOPAR. Arquivista pelaUniversidade Federal do Rio Grande-FURG.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos