O Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina durante COVID-19

Autores

  • Ezmir Dippe Elias Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Alves Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luize Daiane dos Santos Ziegelmann Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Na quarentena no combate a pandemia (COVID-19), o Arquivo Central da UFSC necessitou reestruturar grande parte de suas atividades. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do arquivo e seus servidores durante a pandemia. O trabalho apresenta breve histórico do arquivo até a atualidade, incluindo a contextualização da situação pandêmica. O teletrabalho permite a continuidade de atividades e serviços do arquivo, sendo que alguns não foram modificados, pois se fazia uso de ferramentas de tecnologia da informação (TI). Por outro lado, outros foram reestruturados, o que exigiu estudo, planejamento e adaptação da equipe a nova forma de trabalhar. Mesmo com o impacto deste período, o Arquivo Central da UFSC consegue manter seu compromisso de dar apoio a administração da universidade e preservar o patrimônio documental institucional.

Palavras chave: Arquivo Central da UFSC. Pandemia. COVID-19. Teletrabalho.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/939

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezmir Dippe Elias, Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenadora do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN).

Ana Paula Alves Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquivista do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Dra. e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN)

Luize Daiane dos Santos Ziegelmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquivistado Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência daInformação (PGCIN)na Universidade Federal de Santas Catarina

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos