Fotografia na mira da produção científica: uma análise bibliométrica na base de dados Brapci

Autores

Resumo

A disseminação de fotografia tem se tornado uma preocupação constante, uma vez que seus efeitos podem ser nocivos para as diferentes esferas da sociedade. Dessa maneira, fez-se necessário o mapeamento do tema Fotografia na literatura científica indexada na base de dados Brapci para melhor compreender esse fenômeno e suas causas e/ou motivações. Foram recuperados 310 artigos e analisadas as principais temáticas, fontes de informação e áreas relacionadas ao tema. Observou-se um notório crescimento na produção científica relacionada a fotografia  entre os anos de 2011 e 2020, devido, principalmente envolvendo a rede digital e as redes sociais virtuais. A fotografia numa forma expressiva remata gerando algumas reflexões sobre o próprio status do meio, por via de um processo de ruptura e transição na própria natureza fotográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espirito Santo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espirito Santo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES), Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI/UFES)

http://orcid.org/0000-0001-5383-6723

Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES). Possui Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Biblioteconomia (1990), em Arquivologia (2006) e em Artes Plásticas (1995). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, memória, cidade, arquivologia e patrimonio histórico, artístico e cultural. Membro do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes e do Grupo de Estudo em Poéticas do Processo de Criação (CNPq), estudante membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos - GPAF (CNPq). Coordena o Programa de Extensão "Arquivo Permanente: em busca da memória institucional da UFES".

Downloads

Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos de revisão