A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e as Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Autores

  • Clara Bessa da Costa Universidade de Brasília (UnB)
  • Judite Martins

Resumo

O artigo descreve ações adotadas pelas bibliotecas parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados com foco na agenda 2030 e suas metas. Essas ações buscam demonstrar que as bibliotecas devem ver a si mesmas como agentes de mudança dentro do contexto em que atuam. Produtos e serviços podem ser desenvolvidos partindo de uma visão mais ampla, que contribua para o exercício da cidadania, para o letramento informacional e político dos cidadãos. Uma vez que o parlamento discute os mais diversos assuntos de interesse da sociedade, a ação desses profissionais especializados e qualificados imbuídos dos valores da Agenda 2030 servirá de ponte para alcançar o acesso pleno à informação, buscado em compromissos internacionais como a Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e o Desenvolvimento.

Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Biblioteca Parlamentar. Acesso à informação. Política de Desenvolvimento.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5051

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Bessa da Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasil.  Analista Legislativo do Senado Federal - Serviço de Biblioteca Digital (Senado Federal) - Brasília, DF – Brasil.

Judite Martins

Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) - Brasil. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados (Câmara Federal) - Brasília, DF – Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos