Cartografia de bibliotecas em ciência e tecnologia no Brasil

análise espacial como estratégia para a construção de políticas de informação científica e tecnológica

Autores

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

A construção de políticas nacionais de informação científica e tecnológica deve estar alinhada à realidade da ciência e tecnologia do país, que por sua vez deve ser conhecida e amplamente disseminada por meio de tecnologias de compartilhamento do conhecimento. Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) se firmaram como alternativas de compartilhamento, manuseio e gerenciamento de grande volume de informações geográficas apresentadas normalmente em mapas e outras representações do espaço geográfico. De fato, a evolução na Ciência da Informação Geográfica, incluindo a representação cartográfica e a análise espacial, possibilitou ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) criar a Cartografia das Bibliotecas de Ciência e Tecnologia do Brasil, com todas as unidades de universidades federais e estaduais e de institutos de pesquisa públicos e privados. A metodologia para geração da cartografia pode ser facilmente replicada, sobretudo em países de grande extensão territorial, como o Brasil e a Índia, que compartilham inúmeras características comuns. Os resultados possibilitam decisões estratégicas para o futuro da informação científica e tecnológica no Brasil.

Palavras-chave: Bibliotecas de Ciência e Tecnologia. Ciência da Informação Geográfica. Política de Informação Científica e Tecnológica.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5052

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado em Sistemas Cognitivos pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I (UJI) - Espanha. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos