Institucionalização e a configuração atual da formação em Museologia no Brasil

Autores

Resumo

Este relato tem como objetivo abordar a institucionalização e a configuração atual da formação em Museologia no Brasil, tendo como ponto de partida sua origem em 1932 até seu estado atual neste século XXI. Metodologicamente, baseia-se em pesquisa de cariz bibliográfico, documental e descritiva, pautado em fontes históricas primárias e secundárias, sob análise qualitativa. Relata a formação a partir da criação do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional, sua evolução para os cursos de graduação e, consequente, pós-graduação em Museologia, culminando nos atuais 17 cursos de graduação e seis programas de pós-graduação stricto sensu. Conclui que a formação em Museologia no Brasil é marcada por pioneirismo iniciado quando da criação do Museu Histórico Nacional em 1922 e considerável avanço, sobretudo, nos primeiros anos do século XXI. Contudo, o cenário atual de formação ainda não atinge todas as regiões do país, visto que os cursos de pós-graduação stricto sensu estão presentes em três das cinco regiões do Brasil.

Palavras-chave: Museologia. Formação. Curso de Graduação. Curso de pós-graduação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3748

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, UFPB

Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal. Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Costa, L. F. da . (2021). Institucionalização e a configuração atual da formação em Museologia no Brasil. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58537

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos