Mediação da informação em tempos de pandemia e isolamento social

uma análise da atuação dos sistemas de bibliotecas universitárias nas redes sociais

Autores

Resumo

As bibliotecas universitárias são responsáveis por oferecer suporte ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação das universidades por meio do processo de mediação da informação. Nesse sentido, este trabalho investiga a mediação da informação nas redes sociais online das bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período do isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter exploratório e descritivo, tendo como lócus de análise as bibliotecas das universidades citadas. Para a coleta de dados, na primeira fase, observaram-se os sites oficiais dos sistemas de bibliotecas das universidades para localizar sua presença nas redes sociais online; na segunda fase mapearam-se as publicações nas redes sociais online já identificadas. No total, foram 10 perfis analisados nas redes sociais online twitter, facebook, instagram e Youtube, no período de 16 de março a 16 de maio de 2020. Os dados foram analisados com abordagem quanti-qualitativa. Conclui-se que, apesar do cenário de estabilidades e de uma corrida para adaptação a muitas mudanças, as bibliotecas estudadas parecem estar atentas às recomendações especializadas e estão trabalhando no processo de mediação da informação.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Isolamento social. Covid19. Mediação da informação. Redes sociais.

Link: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/194/200

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Lima de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Bibliotecária-documentalista. Universidade Federal de Alagoas

Paulo Roberto Fernandes Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado (Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI))

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2015), com período de doutorado sanduíche realizado na Université Paul Sabatier, Toulouse 3, França (2014). Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), Gestão 2019-2022. Atua como coordenadora do GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da ANCIB (Gestão 2018-2020). É membro associado da ANCIB e da ABECIN. Coordena o grupo de pesquisa intitulado Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação, Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI). Também coordena o Laboratório de Tecnologia e Informação para a Saúde (LABINFS) e é editora da revista Convergências em Ciência da Informação (E-ISSN 2595-4768) e administradora do Portal de Periódicos da UFS. É membro da Rede de Pesquisadores franco-brasileira MUSSI (Mediações e Usos Sociais dos Saberes e da Informação) desde 2014.

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Lima de Araújo, R., Roberto Fernandes Júnior, P., & Suzana Cabral Nunes, M. (2021). Mediação da informação em tempos de pandemia e isolamento social: uma análise da atuação dos sistemas de bibliotecas universitárias nas redes sociais . Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58539

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos