Além dos livros

a biblioteca pública enquanto espaço de inclusão, ação e interação

Autores

  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fabiana da Silva França
  • Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante
  • Tatiana de Fátima Cavalcante Silva Biblioteca Juarez da Gama Batista - João Pessoa, PB
  • Cybelle Macedo Nunes Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba - João Pessoa, PB
  • Anelise Macedo Dantas de Melo Melo Biblioteca Pública Aderbal Piragibe - Cabedelo, PB
  • Aline Alencar Francisco
  • Danielle Cristina Gomes Antonacci

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as ações para implementação do projeto de incentivo à leitura em bibliotecas públicas intitulado “Más allá de los libros”, que visa sensibilizar, a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, crianças e jovens em vulnerabilidade social na Paraíba. O projeto foi idealizado pela equipe da Biblioteca Municipal Ricardo León de Galapagar, na Espanha, e foi selecionado pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, para ser implementado em bibliotecas no Brasil como meio de estabelecer parcerias internacionais. Este projeto está sendo desenvolvido pela primeira vez no Brasil em paralelo com duas bibliotecas públicas, em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba. Sob esta perspectiva, pretende-se trabalhar os 17 ODS anunciados na Assembleia Geral das Nações Unidas para agenda 2030. As atividades serão realizadas em duas bibliotecas públicas da Paraíba, a saber: Biblioteca Pública Estadual Juarez da Gama Batista, na cidade de João Pessoa, e a Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe, na cidade de Cabedelo. As ações serão desenvolvidas nas bibliotecas para aprimorar a interculturalidade e desenvolver os princípios da educação de valores. Com isso, espera-se gerar, nos participantes, a conscientização dos temas abordados pelas leituras. Portanto, a consolidação das ações propostas possibilitará que as bibliotecas públicas envolvidas convertam-se em espaços de livre acesso à informação e leitura, na luta pela inclusão social e vivência das ações propostas para a Agenda 2030 da Unesco.

Palavras-chave: Inclusão social. Incentivo à Leitura. Bibliotecas Públicas. Agenda 2030 da UNESCO. Desenvolvimento sustentável.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5074

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA) Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil.

Fabiana da Silva França

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil. Bibliotecária da Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil.

Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil.Coordenadora da Divisão de Administração da Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil.

Tatiana de Fátima Cavalcante Silva, Biblioteca Juarez da Gama Batista - João Pessoa, PB

Especialista em Gestão de Pessoas e Empresarial pela Universidade Potiguar (UnP) - Natal, RN - Brasil. Coordenadora da Biblioteca Juarez da Gama Batista - João Pessoa, PB - Brasil.

Cybelle Macedo Nunes, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba - João Pessoa, PB

Especialista em Gestão da Organização Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - João Pessoa, PB - Brasil. Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba - João Pessoa, PB - Brasil.

Anelise Macedo Dantas de Melo Melo, Biblioteca Pública Aderbal Piragibe - Cabedelo, PB

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil. Coordenadora da Biblioteca Pública Aderbal Piragibe - Cabedelo, PB - Brasil.

Aline Alencar Francisco

Graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) - São José do Rio Preto, SP - Brasil.Contadora de histórias e Gestora da Companhia Forrobodó de Teatro - João Pessoa, PB - Brasil.

Danielle Cristina Gomes Antonacci

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)- Tubarão, SC - Brasil. Contadora de histórias e Gestora do Grupo Contação da Rua - João Pessoa, PB - Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos