TABLI

protótipo de aplicativo gamificado para a construção de tesauros

Autores

  • Dayanne Albuquerque Araújo
  • Heliomar Cavati Sobrinho

Resumo

 

Introdução: Esta pesquisa apresenta como tema a utilização de tecnologias digitais e da gamificação na disciplina Linguagens Documentárias (LD), devido à carência de uma plataforma direcionada ao ensino de construção de vocabulários, nesta disciplina, que atendam à realidade com o uso de tecnologias educacionais como ferramentas para a aprendizagem. Em razão das características atuais dos estudantes com o uso das plataformas móveis, a gamificação em ambientes digitais educativos torna o processo interativo, intuitivo e motivador em virtude de suas estratégias metodológicas. Objetivo: Propor uma ferramenta digital, por meio de um aplicativo gamificado, para o ensino da disciplina LDA. Metodologia: Utiliza o “Modelo metodológico integrado para construção de tesauros” (CERVANTES, 2009), da análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) para os elementos da gamificação e da prototipação (PRESSMAN, 2006) para a construção do protótipo do aplicativo. Resultado: Desenvolvimento do protótipo do aplicativo nomeado “Tabli” com elementos da gamificação para a construção de tesauros. Conclusão: Há necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento do aplicativo “Tabli”, que poderá ser aplicável às dinâmicas atuais da sociedade que demandam metodologias tanto alternativas quanto inclusivas por meio da acessibilidade, para potencializar o ensino e aprendizagem na construção de tesauros, pois acredita-se que agregar o modelo de Cervantes (2009) à tecnologia móvel traga as vantagens de automação do processo, bem como a motivação e engajamento dos alunos, além de ser uma forma interativa e inovadora de aplicação para a área de Organização e Representação do Conhecimento.

Palavras-chave: Representação da informação. Construção de tesauros. Tecnologia da informação. Aplicativos móveis. Gamificação. Plataformas digitais.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41865

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Albuquerque Araújo, D. ., & Cavati Sobrinho, H. . (2021). TABLI: protótipo de aplicativo gamificado para a construção de tesauros. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58564

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos