A expressão "tratamento temático da informação" em artigos de periódicos nacionais: análise da ocorrência e de suas variantes designativas

Autores

  • Lais Pereira de Oliveira
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio
  • Daniel Martínez-Ávila

Resumo

Aborda o Tratamento Temático da Informação em sua perspectiva teórica, entendido enquanto dimensão fundamental em Organização da Informação, detida à representação de atributos relativos ao conteúdo, essenciais para viabilizar a busca e recuperação por assunto. Objetiva analisar a ocorrência da expressão “Tratamento Temático da Informação” e de suas variantes designativas em artigos de periódicos brasileiros da Ciência da Informação, versados no tema, como forma de aclarar o assunto em sua perspectiva terminológica e perscrutar seu lastro teórico na literatura. Constitui estudo descritivo de natureza quantitativa, na forma de pesquisa bibliográfica, com aplicação da bibliometria sobre artigos de periódicos obtidos na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, mediante busca pela expressão “Tratamento Temático da Informação”. Congrega um corpus de 23 artigos, analisados individualmente com apoio do registro dos dados via Planilha do Excel e geração de gráficos e tabelas. Demonstra a recorrência do termo “Tratamento Temático da Informação” nos artigos que versam sobre o tema, com predomínio da expressão na revisão de literatura. Insurge também, no título, no resumo e nas palavras-chave. Evidencia, entre as variantes designativas, as nomenclaturas “descrição” e “representação temática”. O Tratamento Temático da Informação vem se afirmando na literatura brasileira, na medida em que se estabelece como designação padrão da dimensão temático-organizativa nas publicações desse entorno.

Palavras-chave: Organização da Informação; Tratamento Temático da Informação; Produção científica – Brasil; Bibliometria; BRAPCI.

Link: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/75008

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos