Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago José da Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Resumo

Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação, de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência da informação. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Destaca, na temática abordada, um grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Pesquisadores com alunos na pós-graduação tendem a publicar mais artigos em colaboração do que os outros autores que se não encaixam nesse perfil. Os resultados permitiram a descrição de perfis de pesquisadores a partir de um recorte. Conclui que as pesquisas sobre a referida temática, alinhadas aos preceitos dos estudos métricos, podem permitir o desenvolvimento de teias conceituais e metodológicas da Ciência da Informação.

Palavras-chave:  Ciência da Informação.  Epistemologia. Ciência da Informação. Historiografia, Ciência da Informação.  Estudos históricos e epistemológicos. Ciência da Informação. Comunicação científica.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/issue/view/295

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) no período 2010-2014. Coordenou o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da ANCIB de 2014 a 2018. Presidente do Conselho Municipal de Transparência Publica e Combate à Corrupção de João Pessoa. Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e Editora-Chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e do blog De olho na CI . Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais. É líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação em mídias virtuais; Competências em tecnologias intelectuais de informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7603-1872. Visite o Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi em www.lti.pro.br.

Tiago José da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharelado em Gestão da Informação pela UFPE. É formado em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Tem especialização Lato Sensu em Linguística do Texto e do Discurso pela FUNESO. Gestor escolar da Rede Municipal de Ensino de Olinda. Professor regente na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Desenvolve pesquisa acerca da extração automática sobre sintagmas nominais em textos escritos em Língua Portuguesa e sobre preceitos epistemológicos da Ciência da Informação.

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos