As tecnologias de poder no diagnóstico da pandemia da COVID-19

Autores

  • Simã Catarina de Lima Pinto Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo retoma os conceitos de poder disciplinar e biopoder em Michel Foucault para, então, fazer um diagnóstico do contexto pandêmico causado pela Covid-19. Ao se considerar que mais da metade da população mundial foi orientada ao isolamento social, bem como à alteração de hábitos cotidianos a fim de diminuir a propagação do vírus SARS-CoV-2, é possível perceber em Foucault as medidas da técnica disciplinar e da tecnologia biopolítica, ambas direcionadas à preservação da vida da população. Considera-se que o poder disciplinar e o biopoder funcionam na atual pandemia num contexto inédito, marcado pelo avanço tecnológico.

Palavras-chave: Poder disciplinar, Biopoder, Pandemia, Avanço tecnológico.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/issue/view/295

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simã Catarina de Lima Pinto, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Direito Público e Filosofia Contemporânea. Advogada.

Publicado

2021-09-26

Como Citar

Pinto, S. C. de L. (2021). As tecnologias de poder no diagnóstico da pandemia da COVID-19. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/59162

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos