Documentos, arquivo e práticas arquivísticas: bases necessárias à memória no ambiente organizacional

Autores

  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Os documentos, o arquivo e as práticas arquivísticas são categorias conceituais estudados pela Arquivologia e Ciência da Informação e servem, também, como elementos emergentes na formação da memória no contexto organizacional. Objetiva discutir as noções de documentos, o arquivo e as práticas arquivísticas como bases necessárias à memória das organizações. Metodologicamente, possui abordagem qualitativa, é uma pesquisa descritiva e de cunho teórico, por meio da revisão da literatura e da discussão baseada em teóricos do tema. Situa a memória organizacional e a memória institucional como as possibilidades de formação de memórias no ambiente organizacional e contempla discussões referentes aos documentos dotados de informações orgânicas e não orgânicas, os arquivos e suas práticas na gestão e preservação de acervos memorialísticos. Conclui que os documentos dotados de informações orgânicas e não orgânicas, juntamente com o arquivo e suas práticas, corroboram com a valorização de todo conhecimento criado ou produzido, com as histórias, com os legados, com os fatos e acontecimentos.

Palavras-chave: Documentos, Arquivos, Práticas Arquivísticas, Memória no ambiente organizacional.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5420

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB. Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB.

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos