Internet das coisas aplicada no ambiente das bibliotecas: uma revisão sistemática da literatura internacional

Autores

Resumo

O presente artigo analisa a produção científica internacional com a temática de aplicação de internet das coisas (IoT) em bibliotecas. Constituem-se como objetivos dessa análise: mapear a produção acadêmica sobre aplicação da tecnologia de IoT em bibliotecas desde o surgimento das primeiras discussões sobre essa tecnologia até o ano de 2018; verificar se os estudos são práticos ou apenas teóricos; identificar as áreas de pesquisa e países que mais desenvolvem estudos sobre essa temática; apurar as aplicações mais comuns em bibliotecas e quais tecnologias estão sendo utilizadas; identificar iniciativas práticas bem-sucedidas em bibliotecas. A metodologia adotada é a revisão sistemática da literatura internacional disponível nas bases de dados Scopus e Web of Science. O foco desse levantamento bibliográfico é identificar pesquisas sobre IoT exclusivamente no ambiente das bibliotecas. Trata-se uma pesquisa exploratória com a finalidade de caracterizar a produção científica sobre essa temática e a análise dos dados segue uma abordagem quanti-qualitativa. Conclui-se que as pesquisas de IoT em biblioteca ainda são escassas, com predominância de estudos teóricos em detrimento de experimentos empíricos. A área de Ciência da Computação concentra o maior número de publicações e pode ser beneficiada ao realizar uma parceria interdisciplinar com a Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Palavras-chave: internet das coisas; bibliotecas; revisão sistemática; inovação em bibliotecas; bibliotecas inteligentes.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/4048/2434

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vasconcelos Amaral, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Gestãoda Informação pela Universidadedo Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária na Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Educação Científica e Tecnológica.

Raphael Winckler de Bettio, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal de Lavras

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos