A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo de cajueiro
Resumo
Introdução: A Gestão do Conhecimento holística fundamenta-se no desígnio de conceber modelos de gerenciamento do conhecimento pautados no paradigma holístico. Essa perspectiva é apontada como necessária para que se atinja uma gestão íntegra do conhecimento e um modelo com esta envergadura tende ao preenchimento da lacuna científica existente. Objetivo: Mediante a este gap, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aderência do modelo de Cajueiro à Gestão do Conhecimento holística, de modo a verificar se a referida lacuna foi sanada. Metodologia: Para promover esta análise a abordagem qualitativa-quantitativa é empregada, fazendo uso da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Por resultado, o modelo analisado adere-se parcialmente a Gestão do Conhecimento holística, pois não contempla todas as dimensões críticas para o sucesso dessa forma de gestão.
Conclusão: Desse modo, conclui-se, mediante a análise específica deste modelo, que a lacuna científica de um modelo de Gestão do Conhecimento holístico permanece. A análise de outros modelos, considerando os procedimentos metodológicos aqui adotados, bem como a concepção de um modelo holístico, são sugestões de pesquisas futuras.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Paradigma holístico. Gestão do conhecimento holística. Cajueiro. Análise de Conteúdo.
Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3874/2435