50 anos do PPGCI IBICT: análise textual da produção científica com iramuteq

Autores

  • Rosali Fernandez Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ)
  • Priscila Ramos Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcos Gonçalves Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Introdução: Análise textual da produção científica dos 50 anos do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Objetivo: Identificar os temas trabalhados nas pesquisas acadêmicas realizadas no programa de pós-graduação durante os seus 50 anos, em virtude da sua representatividade como primeiro curso de mestrado em Ciência da Informação no Brasil. Metodologia: Pesquisa empírica a partir da coleta de dados de dissertações e teses, em reportórios institucionais (CAPES, BDTD, RIDI, Pantheon e RIUFF), para análise textual através do programa IRaMuTeQ e discussão com base na revisão bibliográfica e documental. Resultados: Foram analisados 752 títulos e 454 resumos de teses (169) e dissertações (583) que apresentaram como principais abordagens temáticas: usos e efeitos da informação;metrias da informação; estudos sobre instituições sediadas no Rio de Janeiro; perspectivas teóricas e conceituais na Ciência da Informação. Conclusões: O estudo espera contribuir para o conhecimento histórico da Ciência da Informação no Brasil.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Produção científica. Pós-graduação. Ibict, IRaMuTeQ.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41227

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosali Fernandez Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ)

Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards. Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTI. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ).

Priscila Ramos Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ).

Marcos Gonçalves Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos