Produção científica nos programas de pós-graduação nas áreas de informação no Brasil

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Edberto Ferneda Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Introdução: Compreender a produtividade científica dos Programas de Pós-Graduação no país pode favorecer o conhecimento sobre as diferentes áreas do saber. No caso das áreas de informação no Brasil, tal panorama pode apoiar estratégias, processos de tomada de decisão, além de evidenciar atividades de pesquisa, de modo a subsidiar políticas de fomento à pesquisa científica. Entretanto, ainda há espaços para estudos sobre como se comportam, ou quais são as características da produção científica dessas áreas em diferentes constructos, como nos programas de pós-graduação das respectivas áreas do conhecimento, por exemplo. Conhecer os fatores que induzem a produtividade nos programas de pós-graduação por meio de seus membros (pesquisadores e estudantes) pode apoiar estratégias e políticas de fomento e manutenção das atividades de pesquisa. Objetivo: O objetivo deste estudo é, portanto, descrever a produtividade científica dos programas brasileiros de pós-graduação nas áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia), representada por seus membros (pesquisadores e estudantes). Metologia: :Como estratégia metodológica, este estudo tem abordagem quantitativa, com uso da bibliometria como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Resultados: Dos 20 Programas de Pós-Graduação estudados, 5 reúnem mais da metade do total de produção científica da área. A produção científica é divulgada, preferencialmente, em canais de comunicação de trabalhos completos em anais de congresso. Conclusão: Ainda no mesmo contexto, não há uma relação específica entre volume de pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação e o volume da produção científica.

Palavras-chave: Áreas de informação no Brasil. Produção científica. Produtividade científica. Programa de pós-graduação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pró-Reitor e Diretor Acadêmico da Educação Superior do Grupo Projeção e Diretor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. 

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos