Desvendando as relações de outras disciplinas com a produção científica da ciência da informação brasileira

Autores

  • Wesley Rodrigo Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Introdução: Apesar da ciência da informação ser rotulada como uma ciência interdisciplinar a literatura demonstra que não há um consenso na comunidade científica sobre essa questão. Objetivos: Investigar na literatura científica o uso do conhecimento produzido pela ciência da informação nacional por pesquisadores das demais áreas científicas e determinar o tipo de relação (multi, inter ou transdisciplinar) estabelecida entre as outras disciplinas e a ciência da informação. Metodologia: A pesquisa foi realizada em duas etapas. Os dados analisados na primeira etapa foram provenientes de uma análise de citações a trabalhos da ciência da informação brasileira publicados entre 1997 e 2016 e presentes na SciELO. Na segunda etapa foi realizada análise quantitativa em uma amostra não probabilística por conveniência de 15% das citações de outras disciplinas a trabalhos oriundos da ciência da informação nacional identificados na primeira etapa. Ainda na amostra utilizada na segunda etapa, para os trabalhos das citações que apresentaram propriedades indicativas de serem construídos a base de uma relação interdisciplinar foi realizada uma análise qualitativa para determinar o tipo de relação disciplinar estabelecida nesses trabalhos. Resultados: Destaca-se que foi observada uma tendência de crescimento das citações dos trabalhos nacionais da área de ciência da informação pelas demais áreas do conhecimento científico. Foi verificado também que as demais áreas do conhecimento utilizam do conhecimento científico produzido pela ciência da informação nacional. Conclusões: Verificou-se que a ciência da informação nacional parece ter avançado teórica e metodologicamente de modo sistemático nesses últimos 20 anos. Também observou-se a indicação de ocorrência de uma potencial relação interdisciplinar de outras disciplinas com a ciência da informação brasileira. Entretanto esta potencial relação interdisciplinar não foi confirmada pela análise quanti-qualitativa realizada na segunda etapa da pesquisa. a Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Uni

Palavras-chave: Ciência da informação. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Epistemologia da ciência da informação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40087

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Rodrigo Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecário da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos