Difusão arquivística e suas expressões nos cursos de graduação em arquivologia no Brasil

Autores

  • Fernanda Frasson Martendal Universidad Nacional del Nordeste/Argentina
  • Eva Cristina Leite Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A difusão é a função da Arquivologia que se relaciona à divulgação dos acervos e serviços de informação intermediada por arquivistas e é identificada por seu caráter inclusivo, ao reunir os usuários da informação (potenciais e frequentes, adequando os serviços prestados) a capitais informacionais. Objetivo: Reconhecendo o papel fundamental da temática “difusão” no ensino de graduação em Arquivologia no Brasil, o presente artigo se ocupará de caracterizar a abordagem da difusão arquivística nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. Metodologia: Como aspectos metodológicos, a presente pesquisa considerou a lógica de pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como instrumento. Resultados: Como resultados, quanto aos currículos analisados, observa-se que as disciplinas que trabalham a temática da difusão, em sua maioria obrigatórias, abordam-na com diferentes enfoques e utilizam, para seu ensino, diferentes bibliografias. Conclusões: Conclui-se que nos currículos de Arquivologia a difusão é abordada, majoritariamente, nas disciplinas voltadas à descrição arquivística, seguida por disciplinas voltadas diretamente à difusão da informação e, com menor proporção, às disciplinas correlacionadas à mediação, competência e comunicação da informação. Descritor:

Disseminação da informação. Informação orgânica. Currículos. Programas de curso.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38400

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Frasson Martendal, Universidad Nacional del Nordeste/Argentina

Doutoranda em Ciências Sociais na Universidad de Buenos Aires/Argentina. Docente do Departamento de Ciencias de la Información da Universidad Nacional del Nordeste/Argentina.

Eva Cristina Leite Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos