Mediação da informação e a proteção da privacidade e de dados sensíveis por bibliotecários

Autores

  • Richele Grenge Vignoli Universidade Estadual Paulista
  • Wilson Veronez Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Anahi Rocha Silva Universidade Estadual Paulista
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Introdução: Destaca o papel do bibliotecário no resguardo e sigilo de informações que não podem, não devem ou que não necessitam ser mediadas. Para isso, contextualiza a mediação da informação e apresenta ambiências legais, balizadas na Constituição Federal do Brasil, da Lei de Acesso à Informação, da Lei de Proteção de Dados Pessoais, e ambiências éticas com fulcro no Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário no Brasil e no Código de Ética da American Library Association, na precisão e observância de condutas necessárias para não mediar dados ou informações sigilosas e sensíveis de usuários. Objetivo: discutir a respeito dos dados sensíveis na mediação da informação, seja de forma implícita (no processamento técnico da informação) ou na explícita (no atendimento direto a usuários), e no acesso a dados sensíveis de usuários em unidades de informação. Metodologia: Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Resultados: Constata-se que dados sensíveis não devem ser divulgados e que por isso, nem toda informação é passível de compartilhamento e mediação. Conclusões: Espera-se contribuir com novas pesquisas e discussões acerca da temática e principalmente com outros estudos nos construtos da literatura da mediação da informação aliada aos dados sensíveis.

Palavras-chave: Mediação da informação. Privacidade na Mediação da Informação. Dados Sensíveis. Dados Sensíveis na Mediação da Informação. Ética e Mediação da Informação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40922

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richele Grenge Vignoli, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI/UNESP).

Wilson Veronez Júnior, Universidade Estadual Paulista

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI/UNESP).

Anahi Rocha Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI/UNESP).

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Comunicação e Semióticaem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos