Diretrizes para formular políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da agenda 2030 para a América do Sul

Autores

  • Everton da Silva Camillo Universidade Estadual Paulista
  • Claudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo

Resumo

Introdução: Esta pesquisa se justifica por compreender que as nações da América do Sul correm o risco de serem afetadas a curto, médio e longo prazos pelo desenvolvimento efetivo e significativo da leitura voltada para a educação de qualidade de seus povos. Com isso, as diretrizes voltadas à formulação de políticas públicas de promoção do livro, da leitura e das bibliotecas tornam-se fundamentais para a salvaguarda do direito humano à emancipação dos cidadãos no mundo. Objetivo: Elaborar diretrizes que norteiem a formulação de políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas que assegurem a educação de qualidade nos países da América do Sul. Metodologia: Empreendeu-se uma pesquisa de nível exploratório, delineamento documental e a natureza qualitativa. Os métodos de pesquisa utilizados no estudo foram a Análise de Conteúdo (AC) e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Foi desenvolvida uma diretriz que, no seu conjunto, possui 5 eixos, 10 objetivos e 20 metas (15 específicos e 5 adicionais) e quatro alertas combinados, atribuição de metas e códigos de localização cada. Conclusão: Conclui que o uso das Diretrizes por governos locais, estaduais ou provinciais e federais na América do Sul pode ajudar a construir sociedades mais justas e democráticas ao promover a leitura em bibliotecas e outros espaços de informação e conhecimento, tendo como foco a educação de qualidade.

Descritores: Diretrizes. Políticas Públicas. Leitura. ODS 4. Agenda 2030.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38082

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Claudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos