Entre técnica e reflexão: um estudo da função social das bibliotecas públicas a partir da teoria crítica

Autores

  • Mariana Rodrigues Gomes Mello Universidade Estadual Paulista
  • Daniel Martínez- Ávila Universidade Estadual Paulista
  • Leda Maria Araujo Universidade Estadual Paulista
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista

Resumo

Introdução: As bibliotecas públicas se constituem em espaços de emancipação, através das trocas, partilhas, práticas que conectam e transformam os cidadãos e, consequentemente, a sociedade na qual estão inseridos. Assim, questiona-se: o bibliotecário está preparado para promover ações que contribuam à formação de seres autônomos, críticos e almeja isso? Objetivo: Estabelecer a inter-relação entre o papel da biblioteca pública, a razão subjetiva (técnica) e a razão objetiva (emancipatória) mediante a Teoria Crítica, destacando-se os filósofos Adorno e Horkheimer. Metodologia: Aplicou-se o método “Análise do Conteúdo” mais especificamente a técnica “Análise Categorial”, cujas categorias foram estabelecidas a posteriori. Resultados: A partir da aplicação de um questionário para dois coordenadores de bibliotecas públicas, evidenciou-se que além da dimensão técnica que a biblioteca pública traz, que é inerente ao seu funcionamento, há outras que requerem uma reflexão maior, pois o bibliotecário tem, também, a função de mediador da informação e educador no sentido lato, orientando o acesso, a busca de informação e fomentando a vontade de aprender dos usuários. Conclusões: O processo emancipatório, a partir do aporte da Teoria Crítica, perpassa pela reflexão, sensibilização e independência. Organizar os espaços das bibliotecas públicas de modo a instigar a vontade de aprender, facilitando o acesso e a busca de informação é um passo importante na promoção da autonomia.

Palavras-chave: Função Social das Bibliotecas Públicas. Biblioteca Pública. Teoria Crítica. Espaço Maker.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38354

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Rodrigues Gomes Mello, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP).

Daniel Martínez- Ávila, Universidade Estadual Paulista

Doutor pelo Programa de Doctorado en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP).

Leda Maria Araujo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP).

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (PPGCI-UNESP).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos