Se estou no google, logo existo: técnicas de alavancagem e visibilidade de um periódico científico em motores de busca por meio de técnicas de SEO

Autores

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia
  • Ramon Davi Santana Universidade Federal da Bahia
  • Dulcinéia Vieira de Assunção Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Makson de Jesus Reis Universidade Federal da Bahia

Resumo

Introdução: O artigo aborda o marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do Website da revista científica PontodeAcesso Objetivo: Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO on-site e on-page que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa dos grandes motores de busca como Google, Bing e Yahoo!. Metodologia: O método é descritivo, com abordagem qualitativa, e metodologia de estudo de case (Revista) em marketing, com o apoio de revisão de literatura e técnica de observação a parir da criação de personas. Resultados: o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada as observações realizadas a partir da análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclusões: o Website da PontodeAcesso não faz uso de tais estratégias e técnicas, o que tem colaborado para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da sua produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. E que o uso de tais ferramentas poderiam alavancar sua visibilidade na comunidade científica e potencializar o engajamento.

Palavras-chave: Ferramentas de busca na Web. Marketing na Internet. Recuperação da informação. Search Engine Optimization (SEO). Periódico científico.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39512

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente de Tecnologia da Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ramon Davi Santana, Universidade Federal da Bahia

MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bibliotecário-Documentalista da pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dulcinéia Vieira de Assunção Gomes, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (PGGCI-UFBA).

Makson de Jesus Reis, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (PGGCI-UFBA).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos