Práticas informacionais em ambientes virtuais

Autores

  • Laelson Felipe Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Henry Poncio Cruz Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Introdução: estuda a produção sobre a temática “Práticas Informacionais em Ambientes Virtuais”, considerando que as relações entre as tecnologias da informação e comunicação evoluem e modificam as práticas dos sujeitos o que demanda abordagens complexas nos ambientes informacionais e que envolvem o contexto social e cultural. Objetivo: identificar, no período de 2010 a 2019, trabalhos que abordam o tema “práticas informacionais em ambientes virtuais”, analisando aspectos quantitativos bibliométricos e altimétricos dessa produção e qualitativos relacionados aos conceitos mais recorrentes utilizados em seus respectivos referenciais teóricos. Metodologia: revisão sistemática de literatura, por meio de consulta as bases de dados: Emerald Group Publishing Limited, Information Science ad Technology Abstracts, Library and Information Scicente Abstracts, Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text, Scopus e Web of Science. Resultados: foram identificados e analisados 58 artigos pertinentes ao tema; nos quais a palavra-chave mais recorrente foi “letramento informacional”. Os conceitos utilizados para fundamentação teórica dos textos abordam: “estudos de usuários”, “resiliência informacional”, letramento informacional”, “práticas informacionais" e “ambientes virtuais”; os países com maior produção compreendem o Reino Unido e Estados Unidos da América; Given, L. M. aparece como autor com maior número de citações. Conclusões: a integração de estudos de práticas informacionais em ambientes virtuais ainda está em processo de consolidação e tem gradativamente expandido suas aplicações empíricas para ambientes virtuais e não somente aos ambientes físicos.

Palavras-chave: Práticas informacionais. Ambientes virtuais. Letramento Informacional. Resiliência informacional. Tecnologia da informação e comunicação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40057

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laelson Felipe Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduacão em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB).

Wagner Junqueira Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (PPGOA-UFPB).

Henry Poncio Cruz Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB).

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos