Análise da representação da informação na Web of Science: um estudo a partir do domínio de nutrição

Autores

  • Elisângela Vilela Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Fábio Mascarenhas Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Introdução: A motivação do estudo é entender se as palavras-chave e as keywords plus dos artigos da área de Nutrição, indexados na Web of Science, recebem tratamento temático adequado que favoreça a Visualização da Informação. Objetivo:  avaliar a qualidade da representação da informação na Base de dados Web of Science (WoS) por meio da análise dos campos palavras-chave de autor e keywords plus dos artigos da área de Nutrição em Saúde Pública, buscando observar o uso desses termos no contexto da visualização da informação. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, que busca compreender a dinâmica da representação da informação do domínio de Nutrição na base de dados WoS. O corpus é composto por um conjunto de vinte artigos com alto índice de citação, publicados no período de 2006 a 2016. A análise se deu em duas etapas: na primeira, aplicou os critérios de avaliação da indexação ao conjunto de termos da referida base e, na segunda, utilizou como parâmetro o vocabulário DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) para encontrar pontos de intersecção entre esse vocabulário e a representação da informação na WoS. Tal análise teve como ponto central a garantia literária. Resultados:  tanto as palavras-chave de autor quanto as keywords plus do corpus analisado conseguiram atender a critérios de indexação, todavia foram observados aspectos da representação temática que comprometem a visualização da informação. Conclusões: Quanto à garantia literária, o resultado mostrou que não existe uma linguagem comum entre o DeCS e os termos da WoS.

Palavras-chave: Representação da Informação. Visualização da Informação. Indexação de assuntos. Nutrição em Saúde Pública. Web of Science.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39868

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Vilela Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bibliotecária - Documentalista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Fábio Mascarenhas Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos