Ambientes digitais confiáveis para preservação holística de documentos arquivísticos

Autores

  • Amanda Keiko Higashi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Ciocheta Mazuco Universidade Federal de Santa Maria
  • Henrique Machado Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Danie Flores Universidade Federal Fluminense

Resumo

Introdução: Este estudo aborda a problemática dos documentos arquivísticos em ambiente digital, os quais são dotados de complexidades e especificidades que impactam diretamente na preservação e no acesso. Logo, necessitam de sistemas confiáveis que garantam sua capacidade probatória, para que possam ser utilizados como evidências. Objetivos: Sendo assim, discorre-se sobre a relação entre as cadeias de custódia e preservação, tendo em vista a construção de um ambiente confiável capaz de preservar os documentos arquivísticos e manter sua autenticidade no longo prazo com garantia de acesso. Metodologia: Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico composto essencialmente por livros, publicações técnicas, teses e artigos científicos recuperados através da ferramenta de pesquisa Google Scholar. Busca-se explicar a interdependência entre as cadeias de custódia e de preservação, tendo como pano de fundo o modelo Records Continuum. Obtém-se um artigo de revisão assistemática/narrativa. Resultados: Observou-se que as cadeias de custódia e de preservação possuem elevado nível de interdependência quando abordadas em ambiente digital. Assim, há necessidade de manter uma linha ininterrupta entre o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos e o Repositório Arquivístico Digital Confiável. Igualmente, as ações de preservação devem ser pensadas na gestão e até mesmo antes da produção documental, tal pressuposto converge com os fundamentos do Records Continuum. Conclusões: Portanto, a interdependência das cadeias de custódia e preservação aliada à necessidade de preservar os documentos de forma pró-ativa aponta para uma reformulação dos acervos. Isto requer tratamento documental holístico, capaz de prevenir e minimizar os efeitos da obsolescência tecnológica.

Palavras-chave: Preservação digital. Confiabilidade. Cadeia de custódia documental. Cadeia de preservação documental.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39545

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Keiko Higashi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquivista analista na Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Museu Antropológico Diretor Pestana
(MADP).

Fabiana Ciocheta Mazuco, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquivista Diretora do Arquivo Público Municipal de São Francisco de Assis, RS.

Henrique Machado Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Patrimônio Cultural e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG).

Danie Flores, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos