informação, conhecimento e valor da informação

Autores

  • Juliana Cardoso Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Lígia Pomim Valentim Docente da Universidade Estadual Paulista

Resumo

Introdução: A informação e o conhecimento em ambientes organizacionais constituem-se em recursos imprescindíveis que tem valor estratégico e possuem inter-relação com a produtividade e competitividade organizacional. Objetivo: Evidenciar por meio da literatura, a importância da informação e do conhecimento para a atribuição de valor ao negócio organizacional Metodologia: No que tange aos procedimentos metodológicos, esse ensaio teórico é de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório, objetivando evidenciar por meio da literatura, a importância da informação e do conhecimento para a geração de valor ao negócio da organização. Resultados: Como resultados, identificou-se que, ainda, não há consenso na área de Ciência da Informação – e não é necessário que haja, sobre o valor da informação como negócio. Conclusões: Considera-se que os achados desta pesquisa contribuam para enriquecer o referencial teórico do campo científico da Ciência da Informação, tendo em vista que é uma temática que se constitui em uma tendência, mas também uma necessidade nos estudos organizacionais.

Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Valor da Informação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39991

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cardoso Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista (PPGCI/UNESP - Marília). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marta Lígia Pomim Valentim, Docente da Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos