Processos de gestão do conhecimento fomentados pelos portais dos tribunais das 27 UFs do Brasil

Autores

  • Paloma Maria Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Introdução: No setor público, a implementação da gestão do conhecimento apresenta um importante papel no aumento da transparência, na melhoria da governança e da relação entre o governo e os cidadãos. Ela dá suporte à criação e ao compartilhamento de conhecimento e contribui para que o cidadão participe efetivamente na elaboração de políticas e no processo de tomada de decisão. Objetivo: Com o intuito de analisar em que medida o Poder Judiciário está empreendendo ações que condicionem o cidadão a assumir um papel mais ativo na condução do bem público, o presente artigo buscou traçar um panorama nacional dos processos de gestão do conhecimento fomentados pelos portais dos tribunais das 27 Unidades Federativas do Brasil. Metodologia: Como suporte à análise, utilizou-se um instrumento de pesquisa que permite investigar a ocorrência de variáveis que apresentam vínculo com as práticas e os processos de gestão do conhecimento encontrados na literatura. Resultados: Os resultados encontrados permitem inferir que apesar de algumas das iniciativas disponíveis se mostrarem facilitadoras da comunicação entre o governo e o cidadão, raras foram as que efetivamente permitiam a criação e o compartilhamento do conhecimento. Entende-se, desse modo, que os portais dos tribunais de justiça estão longe do cenário ideal e precisam urgentemente melhorar sua qualidade para que possam, de fato, promover a democratização do acesso à justiça.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Gestão da informação. Portais de governo. Poder Judiciário. Acesso à justiça

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39655

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Maria Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Direito. Docente nos cursos de Direito e Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos