A influência do ambiente organizacional no desenvolvimento de um programa de competência em informação: o caso de uma biblioteca pública

Autores

  • Tânia Regina Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Regina Celia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista

Resumo

Introdução: Apresenta a biblioteca pública como um espaço de mediação, cujo ambiente organizacional tem influência na construção do conhecimento do usuário, e por conseguinte, no desenvolvimento de um programa de competência em informação. Objetivo: Refletir sobre a influência do ambiente organizacional para o desenvolvimento de um programa de competência em informação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES envolvendo as temáticas ‘informação’, ‘conhecimento’, ‘sociologia da informação e do conhecimento’, ‘competência em informação’, ‘biblioteca pública’ e ‘biblioteca como organização’. É também uma pesquisa de campo, com o uso da técnica de entrevista semiestruturada. Resultados: A entrevista semiestruturada realizada com o responsável da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, na Cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, evidencia que as atividades desenvolvidas neste espaço apresentam elementos relacionados com dimensões da competência em informação, contudo não apresentam um programa ou projeto voltado para este fim. Conclusões: Compreende-se que o ambiente organizacional de bibliotecas públicas é influenciado por condições internas e externas que interferem nas condições de acesso à informação, sobretudo de pessoas em condições de vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua que frequentam essas organizações.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Ambiente Organizacional. Competência em Informação. Vulnerabilidade Social.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Regina Celia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Mídia e Tecnologia (Unesp/Bauru).

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos