Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais

Autores

  • Gleise da Silva Brandão Universidade Federal da Bahia
  • Jaires Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Introdução: O comportamento infocomunicacional reflete a forma como as pessoas relacionam-se com o conteúdo (a informação) e com outras pessoas (a comunicação). Objetivo: Pretende-se, neste artigo, conhecer o comportamento infocomunicacional de um grupo como diagnóstico necessário antes de ofertar um curso de competências infocomunicacionais. Metodologia: Nesse sentido, adota-se a abordagem quantiqualitativa, na perspectiva de quantificar os dados, mas também oferecer interpretações e inferências qualitativas. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário, respondido por 15 estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia sobre seu comportamento perante a informação e a comunicação. Portanto, trata-se da percepção dos próprios estudantes a partir de questões de múltipla escolha. Resultados: Os resultados indicaram que os sujeitos investigados buscam informações sobre temas gerais para sanar necessidades corriqueiras, utilizando estratégias de busca; confrontam e avaliam as informações, especialmente quanto à atualização e ao contexto para que seja possível identificar manipulação, distinguindo, sobretudo, fatos de opiniões. No aspecto comunicacional, utilizam aplicativos de mensagens instantâneas e correio eletrônico como ferramentas de comunicação e também as redes sociais para se manterem informados e compartilhar conteúdos. Preocupam-se com a confiabilidade da informação, porém possuem limitações relacionadas à interação efetiva nesses espaços. Conclusões: Conclui-se que o delineamento de um perfil infocomunicacional é determinante para o sucesso de ações e estratégias que favoreçam a promoção de competências infocomunicacionais.

Palavras-chave: Comportamento infocomunicacional. Competências infocomunicacionais. Comportamento informacional. Comportamento comunicacional.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38563

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleise da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Docente do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais da Universidade Federal da Bahia (DFPI/UFBA).

Jaires Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Docente do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais da Universidade Federal da Bahia (DFPI/UFBA).

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos