Formação de bibliotecários: entre as metodologias ativas e os agentes

Autores

  • Simone Borges Paiva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Kelly Castelo Branco da Silva Melo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruna Silva Nascimento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Introdução Reflete sobre a formação do bibliotecário e sobre as metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem com o potencial de habilitar esse profissional a assumir as mais variadas atribuições a ele relacionadas. Objetivo: Reafirma a importância do bibliotecário e sua relevância em tempos nos quais o excesso exponencial de criação bibliográfica traz novos desafios e as novas tecnologias e descobertas tornam mais dinâmicas e aceleradas as reconfigurações/transformações no cenário social. Pondera sobre o impacto do processo formativo na constituição de um profissional apto para responder às novas demandas decorrentes dessas transformações. Metodologia: Utiliza pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Resultados: Apresenta as metodologias ativas como recursos importantes de ressignificação da sala de aula, dos espaços/instituições de aprendizagem e dos processos de formação, à luz do momento sócio histórico atual e suas demandas características. Compreende que uma perspectiva educacional não hierarquizada entre docente e discente favorece a emergência e consolidação dos indivíduos como entes centrais de seus próprios processos, o que faz com que o fenômeno da aprendizagem ocorra no encontro entre centralidades consolidadas que se enriquecem mutuamente. Conclusões: Estudantes de Biblioteconomia, imersos em práticas ativas, podem vislumbrar, ainda em sala de aula, vivências educacionais orientadas segundo a articulação dos saberes locais e globais, extraindo dessas vivências elementos para uma atuação profissional ético-humanística.

Palavras-chave: Formação de bibliotecários. Bibliotecários. Metodologias Ativas.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38359

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Borges Paiva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Kelly Castelo Branco da Silva Melo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Bruna Silva Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos