Tecnologia assistiva: produtos e serviços disponíveis na internet

Autores

  • Joeanne Neves Fraz Universidade de Brasília (UnB)
  • Daniela Francescutti Martins Hott Câmara dos Deputados https://orcid.org/0000-0003-3945-9014
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade do Minho (Portugal)
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília (Unb)

Resumo

A proposta deste estudo é compartilhar produtos e serviços disponíveis na Internet com foco no uso de tecnologia assistiva, buscando a promoção da igualdade e da inclusão social das pessoas com deficiência nas instituições e/ou organizações. Abordando, nesta reflexão, como ocorre, para as pessoas com deficiência, o acesso à Web e seus recursos, tendo em vista as suas dificuldades nesse ambiente, sendo a tecnologia um facilitador. Os objetivos foram: identificar problemas na questão de acesso com acessibilidade à informação em ambientes virtuais e digitais, trazendo à tona as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, física e/ou mobilidade reduzida; e, apresentar produtos e serviços de tecnologia interativa disponíveis na internet, conhecendo recursos e/ou metodologias de acessibilidades atitudinal
e comunicacional. Trata-se de um estudo de abordagem exploratória e descritiva, que parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas e objetivos das pesquisas de doutorado em andamento em seus programas de Pós-Graduação (em Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB). A reflexão mostrou produtos e serviços de tecnologia assistiva que buscam minimizar os problemas de acessibilidade à informação em ambientes virtuais e digitais, e a importante divulgação da Tecnologia Assistiva existente e suas funções.

Palavras-chave: Inclusão social. Tecnologias Assistiva e Interativa. Pessoas com deficiência.

Link: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35225/20736

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Daniela Francescutti Martins Hott, Câmara dos Deputados

Analista legislativo em documentação e informação, cargo de Arquivista da Câmara dos Deputados desde 1998. Desde dezembro de 2015 integra como Arquivista a equipe multidisciplinar da Coordenação de Acessibilidade na Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, está como Chefe de Serviço de Inclusão Social. É pessoa com deficiência auditiva bilateral de perda profunda. Surda Oralizada. É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa na UnB, no IBICT e na UFSM, com pesquisas nas áreas: Acessibilidade, Acesso à Informação, Ciência Aberta e Preservação Digital.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade do Minho (Portugal)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO) Braga/Portugal

Georgete Medleg Rodrigues, Universidade de Brasília (Unb)

Pós-Doutor en Sciences Juridiques, Administratives et Politiques pela Université de Paris X.

Publicado

2021-09-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos