A curadoria digital como meio de preservação e difusão da coleção de teses e dissertações do instituto militar de engenharia

Autores

  • Vanessa Ferreira Belchior Instituto Militar de Engenharia
  • Adriana Cox Hollós Arquivo Nacional

Resumo

Este artigo tem o objetivo de propor a utilização da curadoria digital como meio de difundir e preservar a coleção de teses e dissertações do Instituto Militar de Engenharia. Insere-se no contexto atual tendo em vista que se refere aos debates sobre a preservação da produção científica acadêmica na área de ciência e tecnologia e parte do pressuposto que não há futuro sem passado, ou seja, a preservação, neste caso, digital faz-se necessária. Caracteriza a importância do acervo do Instituto Militar de Engenharia - IME, que foi a primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, assim como faz uma análise sobre alguns marcos teórico-conceituais como repositórios institucionais, preservação digital e curadoria digital. Apresenta dados consolidados em relação ao acervo da Biblioteca General Armando Ferreira Dubois e todas as publicações ali contidas. Por fim conclui que o Instituto Militar de Engenharia necessita preservar sua produção acadêmica através de um projeto de digitalização em curso para que assim este material seja disponibilizado no repositório institucional do Exército Brasileiro, a Biblioteca Digital do Exército - BDEx, alcançando assim a preservação de seu acervo científico e seguindo as normas e padrões nacionais e internacionais que garantem a acessibilidade, integridade, confiabilidade e a disseminação da informação.

Palavras-chave: Curadoria digital. Preservação Digital. Bibliotecas universitárias. Produção científica. Ciência e Tecnologia.

Link: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35228

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Belchior, Instituto Militar de Engenharia

Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia no Programa de Pós - Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPACT/ MAST). Possui bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com especialização em Gestão empresarial pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui interesse nos seguintes temas: Curadoria digital; Preservação Digital; Repositórios Institucionais; Dados da Pesquisa e Gestão.

Adriana Cox Hollós, Arquivo Nacional

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese O futuro da memória digital da administração pública federal brasileira (2014). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com a dissertação - Entre o passado e o futuro: limites e possibilidades da preservação documental no Arquivo Nacional do Brasil. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST.

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos