Gestão do conhecimento científico como síntese interdisciplinar: interfaces teórico-conceituais entre a gestão do conhecimento, a comunicação científica e a comunicação organizacional

Autores

Resumo

O desenvolvimento das Políticas de Tecnologia, Ciência e Inovação, ao longo do século XX, notadamente, no contexto da sociedade em rede, teve reflexos sobre a evolução do conceito de ciência e delineou a criação e difusão de conhecimentos daí decorrentes como um fenômeno cuja compreensão requer um olhar interdisciplinar. Por meio de discussão teórica e revisão conceitual, o artigo, resultante de pesquisa de doutorado em andamento, objetiva discutir o campo da Gestão do Conhecimento Científico como uma síntese interdisciplinar formada pela Gestão do Conhecimento, Comunicação Científica e Comunicação Organizacional. O percurso seguido tem com resultados contribuições teóricas e epistemológicas voltadas a problematizar a neutralidade do campo científico, discutindo como teorias e pressupostos da Gestão do Conhecimento e da Comunicação desenvolveram-se como forma de otimizar processos produtivos nos moldes do capital e a evidenciar as interseções interdisciplinares entre os campos discutidos, a partir das suas compatibilidades, muitas vezes, latentes na literatura.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento Científico.Políticas da Ciência.Tecnologia e   Inovação.Interdisciplinaridade.Comunicação Científica.Comunicação Organizacional.

Link: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/34899

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorando pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multi-Disciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor da UNEB desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor chefe da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão da Comunicação, Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais e Comunicação Comunitária.

Ana Maria Ferreira Menezes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002).
Professora plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos