Representação temática em repositórios institucionais de bibliotecas universitárias: a percepção de gestores e bibliotecários catalogadores-indexadores da USP, UNESP e UNICAMP

Autores

  • Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti

Resumo

Na contemporaneidade, os repositórios institucionais possibilitam a reunião, armazenamento, tratamento, preservação e visibilidade dos recursos informacionais produzidos no âmbito acadêmico. Oobjetivo da pesquisa foi investigar a representação temática dainformação documental em repositórios institucionais no contexto de bibliotecas universitárias, por meio de entrevista semiestruturadade diagnóstico organizacional com gestores e bibliotecários catalogadores-indexadores dos repositórios institucionais daUSP, UNESP e UNICAMP, com coleta de documentação. A sistematização da análise comparada no universo de repositórios institucionais investigado revela a necessidade de adequação destes sistemas de recuperação da informação quanto àrepresentação temática realizada pelo bibliotecário catalogador-indexador. Como considerações finais, salienta-se a importância da qualidade da representação temática dos recursos informacionais em repositórios institucionais, possibilitando a adequada recuperação por assuntos pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Representação temática. Repositórios institucionais. Atuação do bibliotecário. Entrevista semiestruturada. Bibliotecas universitárias.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8660803/23227

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos