A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa sobre o fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a ciência da informação enquanto um objeto de estudo. São apresentadas diferentes visões sobre o fenômeno: as que o enquadram na perspectiva de um fenômeno cultural ou político, e as que o correlacionam a outros fenômenos ou fatores. A seguir, apresenta-se a maneira como a ciência da informação definiu, historicamente, seus objetos de pesquisa, bem como as teorias e métodos para os estudar. Do confronto entre as duas discussões, propõe-se a necessidade de adaptações no âmbito da ciência da informação, para o desenvolvimento de categorias de análise que possam estudar de maneira adequada o fenômeno da pós-verdade: não como um problema tecnológico ou humano, mas como um processo da ordem da cultura.

Palavras-chave: Pós-verdade. Epistemologia da Ciência da Informação. Informações falsas.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/101666

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019).

Publicado

2021-09-25

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2021). A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/59381

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos