A Relação entre docentes e discentes na ciência da informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitais

Autores

  • Alex Serrano de Almeida Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristiano Lanza Savegnago Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

A relação entre os professores imigrantes digitais e os discentes nativos digitais, sob a perspectiva de que os nativos possuem maior proficiência digital/tecnológica prescreve um relevante ponto de discussão, especialmente observando se essa proficiência está realmente ligada às práticas da pesquisa científica. O objetivo do presente estudo é prospectar sobre a relação educacional dos docentes (imigrantes digitais) e os discentes (nativos digitais) sob a percepção das competências tecnológicas em prol do desenvolvimento do ensino e da pesquisa na ciência da informação. Nessa direção, é possível ponderar acerca dos manejos tecnológicos dos docentes que atuam na educação superior, os quais se deparam com a inserção de indivíduos da geração Z nas salas de aula das universidades brasileiras. Esse trabalho científico traz uma abordagem qualitativa, se baseando no tratamento conceitual de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Acredita-se, que a inovação pedagógica universitária, competência em informação e metodologias alternativas tornam-se os principais aliados para a compreensão da conjuntura atual da educação superior, sob a intenção de um alinhamento das diferentes gerações, que por vezes se embatem sobre o trato tecnológico e a sua relação com a produção científica. Portanto, é importante que se faça uma reflexão cautelosa com vistas a não reforçar discursos que nem sempre condizem com a realidade educacional das instituições de Educação Superior, mas perceber as possibilidades e potencialidades concernentes à ciência da informação para uma convergência de atuação dos docentes e discentes nas ambiências - educacional e social.

Palavras-chave: Nativos digitais, Educação superior, Ciência da informação

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/20607 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Serrano de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Dsicente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Internacional. Graduado em Administração e graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos