O procedimento de reabertura das bibliotecas após a quarentena: uma compilação das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2)

Autores

  • João Carlos Gardini Santos Universidade Estadual Paulista e Universidade Federal do ABC

Resumo

Identificado em dezembro de 2019, o novo coronavírus SARS-CoV-2 é o agente causador da covid-19. Dentre os diversos dissabores que ele tem causado na vida das pessoas está o fechamento das bibliotecas, medida que impacta diretamente as comunidades usuárias nas quais elas estão inseridas. Entretanto, em um futuro próximo essas instituições serão reabertas e medidas de proteção à saúde dos colaboradores e usuários deverão ser tomadas. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é, a partir da revisão de literatura, compilar as medidas de prevenção contra a covid-19 que poderão ser adotadas pelas bibliotecas. Em síntese, identificamos que as melhores formas de prevenção, em relação à saúde das pessoas, é a adoção de medidas básicas de higiene pessoal e etiqueta respiratória e, em relação à conservação dos acervos, é deixar os itens em quarentena. Nas considerações finais apresentamos os possíveis assuntos que bibliotecas poderão abordar quando da elaboração das suas políticas de reabertura.

Palavras-chave: Bibliotecas, Coronavírus, Prevenção, SARS-CoV-2, Covid-19

Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/20310

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Gardini Santos, Universidade Estadual Paulista e Universidade Federal do ABC

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Bacharel em Direito (2006-2010) pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP). Bacharel em Biblioteconomia (2014-2017) pela UNESP. Bibliotecário/Documentalista na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos