A realidade das informações da política de medicamentos especializados nos websites das secretarias estaduais de saúde

Autores

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como os sites das Secretarias Estaduais de Saúde da Paraíba, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul disponibilizam informações sobre a política de medicamentos brasileira para os usuários do SUS. Com base em uma metodologia qualitativa, observa-se uma variedade de formas de organização e apresentação das informações estruturadas em uma linguagem predominantemente técnica, em desacordo com o nível de instrução da população, em oposição à uma comunicação pública que deve ser, segundo a norma legal, acessível e compreensível por gestores, profisionais e atores da sociedade civil, superando o linguajar do corpo técnico-burocrático para que a política pública seja apropriada pela sociedade. Ao identifiar uma distância existente entre lei e realidade, conclui-se enunciando limites e desafis a serem superados pelos agentes políticos no aprofundamento e desenvolvimento de metodologias voltadas para a qualidade do acesso às informações da política pública de medicamentos pela população.

Palavras-chave: Assistência Farmacêutica; Acesso a medicamentos; Informação em saúde; Governo eletrônico ou e-Gov; Democratização da informação.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1946 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Sanjuan Ganem Waetge, 1 Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos