O impacto da gestão documental nos arquivos de engenharia e arquitetura: uma análise do arquivo da DIPOP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Autores

Resumo

Introdução: A Gestão da Informação e do Conhecimento é uma atividade especializada no cotidiano de um arquivo, seja ele público ou privado, caracterizando-o como uma unidade de informação. Este artigo tem por objetivo ressaltar o impacto que uma gestão documental de qualidade tem sobre um arquivo especializado, sob os princípios da gestão da informação e do conhecimento, a busca pela mediação da informação documental implícita e explícita e o cumprimento da função social da universidade pública e de qualidade. Método: Foi utilizado como base para a análise descritiva o arquivo da Diretoria de Planejamento de Obras e Projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. O artigo também fez uso da pesquisa bibliográfica de revisão narrativa de literatura, baseada na análise de livros, artigos, monografias, legislação e manuais arquivísticos, entre outros trabalhos. Resultados: A aplicação da Gestão da Informação e do Conhecimento, gestão documental e mediação informacional especializada no arquivo da Diretoria de Planejamento de Obras e Projetos, alterou positivamente a concretização de objetivos informacionais no Arquivo Especializado em Arquitetura e Engenharia. Conclusão: A gestão da unidade de informação da Diretoria de Planejamento de Obras e Projetos, otimizou o processo de recuperação da informação, respeitando o perfil dos usuários, a função especializada em Arquitetura e Engenharia, a função social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, disseminando a informação especializada para a sociedade e construindo conhecimento especializado com impactos sociais para além da estrutura institucional.

Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento. Gestão Documental. Arquivo Especializado. Recuperação da Informação.

Link: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/75160

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos