Competência em dados: habilidades na construção e formação do bibliotecário

Autores

  • Marcelle Costal Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Luana Sales Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Marianna Zattar Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Os desafios da gestão e curadoria de dados de pesquisa esbarram com a necessidade de desenvolver habilidades e competências específicas, dentre as quais as Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo identificar quais são as habilidades técnicas e tecnológicas que o bibliotecário precisa desenvolver, relacionadas à competência em dados. Para tal, propõe a criação de categorias e eixos temáticos a partir de uma coleta de dados nas ementas dos cursos de mestrado em Biblioteconomia credenciados pela American Library Association. Utiliza como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa a partir de um método exploratório. Tem por resultados habilidades técnicas e tecnológicas relacionadas aos padrões de metadados, o conhecimento de recursos de dados, aprendizado e uso da linguagem de programação, dentre outras competências de cunho interdisciplinar com a ciência de dados. Conclui que a competência em dados, está relacionada à competência em informação e pode projetar as práticas biblioteconômicas, quanto às etapas que envolvem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a gestão de dados de pesquisa.

Palavras-Chave: Competência em dados. Gestão de dados de pesquisa. Tecnologia da informação e comunicação.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11809/8445

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Costal, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestranda em Ciência da Informação. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Luana Sales, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutora em Ciência da Informação. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, Brasil.

Marianna Zattar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação. Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação,Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, 
   

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos