Informações relativas aos bens culturais acautelados pelo IPHAN e IBRAM: análise e reflexões sob o ponto de vista da gestão da informação

Autores

  • Cátia Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonardo Barreto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A pesquisa analisou os dados e informações disponibilizados nos sites do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –Iphan e do Instituto Brasileiro de Museus –Ibram, buscando averiguar se possibilitam a participação da sociedade nas ações decombate ao trafico ilícito de bens culturais. A Ciência da Informação forneceu o aporte teórico,em específico, no que tange à eficácia da gestão da informação nas organizações. Do ponto de vista metodológico, configurou-se como pesquisa exploratória, utilizando o método de estudo de caso. Foram realizadas abordagens qualitativas e quantitativas focando nos dados e informações relativas aos bens culturais salvaguardados pelo Iphan e Ibram, bem como aqueles desaparecidos sob tutela desses órgãos federais. Oobjetivo consistiu em identificar a existência de eventuais deficiências na organização e gestão da informação no Iphan e Ibram, contribuindo para seu aprimoramento. Foram verificadas falhas nos procedimentos técnicos, tanto na fase de coleta, quanto nos procedimentos de disponibilização das informações, não propiciando a formulação de ações estratégicas institucionais, e impedindo a sociedade de participar de forma ativa no combate ao trafico ilícito de bens culturais. A ineficiência dessas autarquias na gestão dos dados e das informações não permite que a sociedade possa fazer pleno uso de uma poderosa ferramenta de comunicação, que é a Web, em ações que visem coibir o tráfico ilícito de bens culturais, impedindo que auxiliem as autarquias especializadas no cumprimento de suas missões institucionais.

Palavras-chave: Bens Culturais. Tráfico Ilícito. Gestão da Informação.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11287/8453

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós Doutora em Museologia pela Universidade de Québec, Montreal. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Leonardo Barreto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos