A Ciência da Informação nos países asiáticos

Autores

Palavras-chave:

Perspectivas da Ciência da Informação, Países Asiáticos, Cientistas da Informação

Resumo

A Ásia enquanto maior continente do mundo tem a contribuição mais expressiva na Ciência da Informação devido à Rússia. A fim de investigar outras possibilidades de pesquisadores asiáticos da área, e suas contribuições, realizou-se um levantamento bibliográfico até 2014. Os principais aportes teóricos foram Pinheiro (1995, 1997, 1999, 2002) e Park (2006). Por meio de abordagens quantitativas e qualitativas foi possível identificar estudos e pensamentos de cientistas da informação do Japão, China, Índia, Coréia do Sul, Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia e Filipinas sobre a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sissiliana Bethania del Rocio Vilchez de Rabanal, UNISUAM

Doutora em Ciência da Informação no IBICT- Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas FGV- RJ (2000) e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1995). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2011); Graduada em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Trujillo - UNT (1986) e Licenciada em Antropologia Social pela Universidad Nacional de Trujillo - UNT (1990). Com Registro Profissional no CRA-RJ Nº 20-73780-7. Atualmente é a Coordenadora dos Cursos de Gestão (Administração, Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Pública) da UNISUAM. Foi Docente e Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Grupo Educacional Universidade Brasil - Faculdade do Rio de Janeiro - FRJ (Centro). Coordenadora do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação-NUEI. Membro da Comissão Científica PROPIC da FRJ. Foi professora-tutora da Fundação Getúlio Vargas do FGV-Online nos Cursos de Graduação Tecnológica, MBAs e Corporativos. Foi docente, professora-tutora, Coordenadora Geral do Curso de Administração do Centro Universitário Carioca-UniCarioca. Foi Coordenadora do Curso de Marketing em EAD da UniCarioca. Coordenadora do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação-NUEI da UniCarioca. Foi professora-tutora da Associação Educacional Dom Bosco - AEDB nos Cursos de Graduação em Administração, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos. Atua nas áreas de Consultoria em Gestão de Pessoas; Gestão Universitária, Educação a Distância, Gestão Social e Produção Inclusiva. É membro do CLAFEN - Círculo Latinoamericano de Fenomenologia e do ICSW - International Council of Social Welfare - É membro da Comissão Avaliadora de Artigos do VII, VIII, IX, X, XI e XII do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-SEGeT e Avaliadora dos Artigos em Filosofia da Informação e Educação da Revista Actualidades Investigativas en Educación de la Universidad de Costa Rica. Com experiência de mais de 19 anos em Docência Superior e 17 anos em Coordenação de Cursos de Graduação, outras em Assessoria Acadêmica, CPA, Coordenação de Vestibular e de Núcleo de Pós-graduação. Professora no Mestrado Internacional em Gestão e Estratégia Empresarial parceria Unisuam (Brasil) e Universidade Europeia (Portugal). Com artigos publicados na área da Gestão Organizacional, Tecnologia da Informação, Educação a Distância, Fenomenologia e Hermenêutica, Regime da Informação, Governança da Internet e Gestão e Humanização nas organizações complexas. Recebeu uma Moção Honrosa de Congratulações e Aplausos pelo CRA-RJ na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - ALERJ pelo seu trabalho como administradora e professora universitária em 2013. Recebeu outra Moção pela sua dedicação, solidariedade e espirito de coletividade junto aos alunos, professores e demais funcionários pelo CRA-RJ na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2016.

Úrsula Gomes Rosa Maruyama, CEFET

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ desenvolvendo pesquisa sobre Sustentabilidade Ambiental na RFEPCT. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa em Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA Gestão Pública e especialização (em curso) em Psicopedagogia Institucional. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial, Produtividade Six Sigma e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação EAD oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2015-2020). Participou de projetos de pesquisa com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com Ministério das Comunicações (Cidades Digitais), Ministério da Saúde (Ebserh, Projeto RGHU) e Ministério da Saúde/MEC (Telessaúde Brasil Redes). Diretora Sistêmica na Diretoria de Gestão Estratégica CEFET-RJ (DIGES: eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016-2019). Atualmente, trabalhando na Gerência de Projetos da Diretoria de Desenvolvimento da RFEPCT da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (DDR/SETEC/MEC) em Brasília-DF, com cargo comissionado como Assessora Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do IFGoiano, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (Portaria de nomeação 559, de 20/03/2020).

Giovani Miguez da Silva, INCA

Mestre em Ciência da Informação (2016) pelo IBICT/UFRJ. Especialista em Sociologia (2010) pela UGB. Tecnólogo em Gestão Pública (2007) pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase com extensão em Jornalismo de Políticas Públicas (2009) pela ECO/UFRJ. Atualmente é analista de ciência e tecnologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Membro do grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes" e do "Comunicação e Divulgação Científicas". Tem experiência na área de gestão pública, gestão de redes sociais e gestão da informação e do conhecimento. Tem interesses intelectuais em: filosofia da ciência da informação, antropologia filosófica, comunicação científica, psicossociologia da leitura, simbolismo, linguagem, discurso e hermenêutica.

Referências

PARK, T. K. Authorship from the Asia and Pacific Region in top Library and Information Science journals. Proc. Asia-Pacific conference on library & information science education & practice (A-LIEP 2006). Singapore, April 3-6, 555-564.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, v.24, n.1, p.42-53, jan/jul.1995.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Ciência da Informação entre sombra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar. Rio de Janeiro: 1997. 278p. Tese (Comunicação e Cultura) UFRJ/ECO. Orientadora: Gilda Braga. Disponível em: <http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/lenavaniapinheiro 1997.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2014.

______. Campo interdisciplinar da Ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. In: PINHEIRO, L. V. R. Ciência da Informação; ciências sociais e interdisciplinaridade. Brasília, DF: IBICT, 1999. p. 155-182

______. Ciência da Informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: IBICT/MCT, 2002.

MASTROMATTEO, Estela. Bases, fundamentos y perfil profesional aporte para el cambio curricular de la EBA-UCV. Coloquio Investigación en Bibliotecología, Arquivología y Ciencia de la Información. Venezuela. 2004. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/7672/>. Acesso em 13 de abril de 2014.

NISHIMURA, Clara e MORALES, Natacha. Bibliotecas de Japón: Apuntes de um Viaje. Serie - Temas de Bibliotecología e Información. Nº 7. Lima, 2000. Disponível em: <http://textos.pucp.edu.pe/pdf/3849.pdf>. Acesso em 18 de abril de 2014.

KITAGAWA, Tosio. Information Science and its connection with Statistics. Fukuoka Japan: Research Institute of Fundamental Information Science, Kyushu University, 1968.

WONG, S.K.M.; YAO.Y.Y. An information theoretic measure of term specificity. Journal of the Amercian Society for Information Science, v.43, p.54-61, 1992.

YUEXIAO, Zang. Definitions and Science Information. Information Process and Management, v. 24, n. 4, p. 479-491, 1988.

ZINS, Chaim. knowledge map of information science: issues, principles, implications”. Jerusalem, 2005.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Edição

Seção

Pesquisas em andamento