Análise do serviço de referência a partir das diretrizes da American Library Association

Autores

Palavras-chave:

Serviço de referência, Gerenciamento do serviço de referência, Elementos constitutivos do serviço de referência, Diretrizes da American Library Association

Resumo

O serviço de referência à luz das diretrizes estabelecidas pela American Library Association constitui o tema abordado neste estudo. Em específico, o foco temático está no gerenciamento desse serviço, cujo objetivo é identificar os elementos constitutivos, considerando o processo de implementação, avaliação, manutenção e reestruturação do serviço de referência. Ademais, o estudo apresenta conceitos e características do serviço de referência e contextualiza a importância do uso de diretrizes para facilitar o gerenciamento desse serviço. Por caracterizar-se como uma pesquisa de natureza intelectual, metodologicamente, o estudo é descritivo e qualitativo, com aplicação de pesquisa documental, complementada com as técnicas da análise de conteúdo. Procedeu-se à identificação de diretrizes internacionais sobre o serviço de referência, selecionando as diretrizes da American Library Association, que foram sintetizadas e agrupadas em categorias, de modo a elucidar os elementos do serviço. Pelos resultados, constatou-se que tanto na implementação, avaliação, manutenção e na reestruturação é preciso considerar elementos específicos, tendo em vista garantir o adequado gerenciamento do serviço. Concluiu-se acerca da viabilidade e importância das diretrizes analisadas, sobretudo por elas possibilitarem o gerenciamento do serviço em sua integridade. Isso indica a necessidade da formulação de instrumentos de avaliação ou de diagnóstico, que contemplem esses elementos identificados, de modo que a realidade das instituições possa ser mapeada, com possibilidades de indicar melhorias ao serviço oferecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora no Curso de Bibliotecnonomia da UFMG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) na UFMG.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora no Curso de Bibliotecnonomia da UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) na UFMG.

Referências

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília (DF): Briquet de Lemos/Livros, 2012.

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação Oral da Informação e da Leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação da informação e a organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago. 2014.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Reference and User Services Association (RUSA). Guidelines for Behavioral Performance of Reference and Information Service Providers. Chicago, 2013.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Reference and User Services Association (RUSA). Guidelines for Implementing and Maintaining Virtual Reference Services. Chicago, 2017b.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Reference and User Services Association (RUSA). Professional Competencies for Reference and User Services. Chicago, 2017a.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), v. 57, n. 5, p. 611-614, set./out. 2004.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. Modelo para análise do serviço de referência virtual: uma análise quantitativa. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, maio/ago. 2016.

FIGUEIREDO, Nice. Serviços de referência e informação. São Paulo: Polis, 1994.

GREEN, Samuel. Personal relations between librarians and readers. American Library Journal, [S.l.], v. 1, n. 2-3, p. 74-81, 1876.

GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

LIMA, Gracirlei Maria de Carvalho. Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário. 2018. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

OYEWOLE, Oyewole; OLADEPO, Tope Johnson. Information Needs and Computer Self Efficacy as Factors Influencing Use of Electronic Reference Services by Undergraduates in a Nigerian University. Library Philosophy and Practice, [S.l.], v. 15, n. 19, 2017.

PASSOS, Ketry Gorete Farias dos et al. Avaliação da qualidade dos serviços em unidades de informação: proposição de uma metodologia. Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 3, set./dez. 2013.

RANASINGHE, Tharanga Dilruk. New trends of reference services. Colombo: Godage, 2012.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Reference service. 2. ed. Bombay: Asia Publishing, 1961.

ROSTIROLLA, Gelci. Gestão do conhecimento no serviço de referência em bibliotecas universitárias: uma análise com foco no processo de referência. 2006. 175f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

SANTOS, Izabel Lima dos; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021.

SILVA, Fernanda Daniel da; LIMA, Marcia Heloisa Tavares de Figueiredo. Uma proposta de serviço de referência virtual para as bibliotecas da Universidade Federal Fluminense. Páginas A&B: Arquivos e Bibliotecas, [S.l.], n. especial, p. 86-98, 2018.

SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Repensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. PontodeAcesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 116-130, set. 2010.

SOARES, Maria das Graças. Serviços de referência digital em bibliotecas universitárias: o caso do serviço de referência da divisão de biblioteca e documentação da PUC-Rio. 2009. 285f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de; SOUZA, Sânia Luiz de. Serviços virtuais das bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: potencial para o oferecimento de serviços de referência virtual. Bibliotecas Universitárias, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 3-14, jan./jun. 2016.

TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Edição

Seção

Pesquisas em andamento