Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à comunidade de países de língua portuguesa: 1ª etapa da pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Ações educativo-culturais, Arquivos Públicos Estaduais, Difusão

Resumo

A finalidade principal de um arquivo é disponibilizar o acesso à informação para os seus usuários quer seja pesquisadores quer seja cidadãos comuns. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa, em andamento, é fazer o levantamento das ações educativo-culturais realizadas pelos arquivos através dos seus respectivos websites institucionais. A coleta de dados foi elaborada através de uma entrevista via e-mail institucional e pessoal do período de outubro a dezembro de 2019. Através do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ), que se estabeleceu o corpus formado por 26 Arquivos Públicos Estaduais e o Arquivo Nacional. Os resultados alcançados apresentaram dificuldades nos websites de algumas entidades na exposição das suas informações; logo, em alguns casos, conseguiu-se obter as respostas através do e-mail da entidade. Acredita-se que as ações educativo-culturais precisam ser encaradas como uma parte essencial aos arquivos que vão constituir as diferentes partes ou variáveis de um Sistema de Informação que abarcam os elementos humanos, informacionais, políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos, legais e culturais que interagem, direta e indiretamente, para o funcionamento do sistema em todas as suas dinâmicas, desde a produção/recepção, organização e representação, armazenamento, recuperação e difusão da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Referências

ARQUIVO NACIONAL, Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.

BELLOTTO, H. L. Arquivística: objetos, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8159.htm>. Acesso em: 01 abr. 2020.

Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ). Disponível em: <http://antigo.conarq.gov.br/consulta-a-entidades.html>. Acesso em: 02 nov. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net. v. 3, n. 2, 2007. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/06/pdf_59336b505e_0003553.pdf>. Acesso em: 14 maio 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Edição

Seção

Pesquisas em andamento