O conceito de hibridismo para as empresas que estão se adequando à Indústria 4.0

Autores

Palavras-chave:

Conceito de hibridismo, Indústria 4.0, Interdisciplinaridade, Ciência da Informação, Gestão Empresarial

Resumo

A Indústria 4.0 é uma tendência que emerge das grandes mudanças em sociedade, por isso são compreendidas como disruptivas. As empresas estão vivenciando um momento em transição porque precisam lidar com tecnologias analógicas, digitais e disruptivas ao mesmo momento. À esse contexto denominou-se híbrido inspirado nas teorias da Biblioteconomia. Desse modo, objetiva-se demonstrar como o conceito de hibridismo pode estar presente no contexto da Indústria 4.0. A pesquisa é exploratória e de natureza qualitativa. O método utilizado foi de Pesquisa Bibliográfica em diferentes bases de dados das áreas da Ciência da Informação e da Gestão Empresarial. Os resultados demonstraram que a convergência das tecnologias complexificam a inovação, assim sendo, a troca de dados entre máquinas e robôs se complementam. Os profissionais que atuam nessas empresas precisam ser dinâmicos, inovadores, disruptivos e dispostos a aprender nas rotinas de trabalho. A conexão das tecnologias contribui para que as necessidades dos clientes sejam atendidas, assim como as demandas informacionais dos usuários nas bibliotecas. Conclui-se que é necessária a aplicação dos conceitos de hibridez nos ambientes organizacionais e industriais, a fim de fomentar a sua importância e relevância para o crescimento do fluxo de desenvolvimento em todo o conjunto empresarial.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/165594/167490

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”–UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, Brasil.

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP

Doutora em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, Brasil.

Everaldo Henrique dos Santos Barbosa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”–UNESP

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paul ista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, Brasil.

Cassia Regina Bassan Moraes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”–UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, Brasil. Docente do Programa de Pós - graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, Brasil e Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça – FATEC, Brasil.  

Referências

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos