Perspectivas da Ciência da informação sobre o prontuário do paciente

Autores

Palavras-chave:

Prontuário do paciente, Ciência da Informação, Saúde, Revisão de literatura, Brasil

Resumo

Buscou-se compreender como a ciência da informação têm analisado o objeto informacional prontuário do paciente. Para tanto, elaborou-se uma revisão de literatura de estudos produzidos no Brasil e publicados em periódicos do campo da ciência da informação, sem uma limitação de período. Dos 57 artigos científicos identificados na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), 45 artigos foram selecionados de forma independente pelos autores. Após sistematização, observou-se que os pesquisadores brasileiros têm estudado o prontuário do paciente por meio de 8 perspectivas, quais sejam: Perspectiva cultural, analisa o prontuário do paciente como patrimônio documental, cultural e objeto de preservação da memória; Perspectiva ético-jurídica, analisa questões relacionadas com o acesso, utilização e sigilo das informações disponibilizadas no prontuário do paciente; Perspectiva educacional, analisa o prontuário do paciente no contexto do ensino, em disciplinas de graduação ou pós-graduação; Perspectiva filosófica, analisa o prontuário do paciente do ponto de vista filosófico, epistemológico e social; Perspectiva conceitual, analisa as características do termo “prontuário do paciente”; Perspectiva arquivística, analisa o prontuário do paciente como documento arquivístico; Perspectiva tecnológica, analisa ferramentas e metodologias aplicadas ao prontuário do paciente para melhorar sua qualidade; Perspectiva gerencial, analisa o prontuário do paciente segundo a gestão dos documentos em instituições de saúde, incluindo processos de trabalho. As abordagens mapeadas não excluem outras possibilidades de sistematização, mas evidenciam a riqueza do prontuário do paciente como objeto de estudo pela ciência da informação.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/175005/167493

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Amadeu Gualdani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –UNESP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –UNESP, campus de Marília, Brasil.

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo–FMRP/USP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília –UnB, Brasil. Professora Doutorada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo–FMRP/USP.

Referências

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos