O planejamento na Curadoria Digital

Autores

  • Sandra Albuquerque Siebra Universidade Federal de Pernambuco
  • Faysa de Maria Oliveira e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosa Guadalupe de la Vega Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Planejamento para Curadoria Digital, Modelos de ciclos de vida, Curadoria Digital, Etapa de Planejamento, Preservação Digital

Resumo

Reflete sobre o planejamento no contexto da curadoria digital. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, foram definidas seis dimensões que devem ser exploradas no planejamento e os elementos dentro delas, independente do tipo de objeto digital a ser curado, foram elas: infraestrutura, recursos financeiros, recursos humanos, ações relacionadas com preservação digital, questões legais e éticas e questões relacionadas ao acesso e uso dos objetos digitais. Foram indicados documentos que devem ser produzidos durante o planejamento para orientar as equipes do projeto, como o Plano de Preservação Digital e, também, foi ressaltada a importância da participação da comunidade alvo do projeto de curadoria nesta etapa. Por fim, foi verificado que as descrições sobre planejamento, na maioria dos modelos de curadoria digital é ainda sucinta, técnica e superficial e podem não dar apoio suficiente para a realização do planejamento da curadoria por parte das instituições/organizações. Conclui-se que é necessário que os profissionais da informação estejam aptos a elaborar materiais para suprir essa lacuna e para orientar a implementação de projetos de curadoria digital.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57263/32621

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Albuquerque Siebra, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. DocentenoProgramadePós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Rosa Guadalupe de la Vega, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciênciada Informação. Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos