Modelo de Maturidade em Inteligência Organizacional: uma visão integrada à gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva

Autores

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Universidade de Brasília
  • Anderson Luis Cambraia Itaborahy Universidade de Brasília
  • Renato Plácido Mathias Machado Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Inteligência organizacional, Modelo de maturidade, Inteligência competitiva, Gestão do conhecimento, Gestão da informação

Resumo

Apresenta a condição de dependência entre a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva, a fim de demonstrar que informação e conhecimento organizacional estão associados de maneira indelével ao conceito de inteligência organizacional, mais especificamente a um modelo de maturidade em inteligência organizacional. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória qualitativa, baseada em revisão de literatura científica, a partir do rank criado pelo aplicativo de acesso livre Publish or Perish, que recupera e analisa citações acadêmicas, utilizando uma variedade de fontes científicas. Os resultados mostram que de fato a gestão da informação é o fundamento para a gestão do conhecimento, que por sua vez é a sustentação e dá seguimento às ações de inteligência competitiva. Conclui confirmando que a representação da maturidade como uma série de estágios lineares unidimensionais é também aplicada ao modelo expandido de inteligência organizacional.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57352/32732

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manuten-ção de Produtos Consolidados. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Anderson Luis Cambraia Itaborahy, Universidade de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil.

Renato Plácido Mathias Machado, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da informação. Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos